sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Osolufon, Orixá Olúfon, velho
Osolufon,
Orixá Olúfon, velho
e sábio, cujo templo é em Ifón, pouco distante de Oxogbô. Seu culto permanece
ainda relativamente bem preservado nessa cidade tranquila, Um núcleo de
sacerdotes, os Ìwèfà méfà (Aájè, A´swa, Olúwin, Gbògbó, Aláta, e Ajíbódù)
ligados ao culto de Orixá Olúfón e uns vinte olóyè, os dignitários portadores
de títulos, que fazem parte da corte do rei local, Obà Olúfón. Conhecemos
alguns Orixás funfun que segundo Verger seriam 154, dos quais citamos alguns:
Babá Ifurú; Babá Okim; Babá Akanjáprikú; Babá
R’Oko; Babá Efejó; Babá Ajalá; Babá Ajagemo; Babá Olokun.
Osogiyan
ou Oxaguian (Orixá
Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em
Ejigbô. Ganhou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô, Babá Ejigbô, uma
de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe
valeu o apelido de Oisa-Je-Iyán ou Orisájiyan, Oxaguian no Brasil. Conhecemos
alguns Orixás guerreiros funfun Elemoxós, são eles: Babá Ajagúna; Babá
Lejubé; Babá Apejá; Babá Epê; Babá Akíre; Babá Dankó; Babá Dugbé;Babá Olójo
Encontraremos diversos nomes, títulos,
qualidades diversas de Oxalá: Bábá Aláse, Arowú, Oníkì, Onírinjá, Jayé, Ròwu,
Olóba, Olúofin, Oko, Éguin, Obanijitá, Oluorogbô, Ibô, etc.
Willian Bascom observa que o ritual da adoração
de todos esses Orixás funfun é tão semelhante que, e, alguns casos, é difícil
saber se, se trata de divindades distintas ou simplesmente de nomes e
manifestações diferentes de Orisanlá.
Oxalá compõe com qualquer outro Orixá, por ser
universal e singular, apazigua energias trazendo tranquilidade a qualquer
um em qualquer situação, na vida e na morte.
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