sábado, 20 de agosto de 2011

GUARDIÃO SENHOR TIRIRI



Guardião Tiriri

(Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem preto com deformação facial, Também se apresenta com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui cabelos lisos como de japones preso como rabo de cavalo, e ele tambem possui uma capa preta e vermelha, possui tambem uma bengala ou uma bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.

Seu tiriri é um exu rebelde, de acordo com "lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto, o aprisionou numa torre!!!!

Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres!

Caminhos

Seu Tiriri das Encruzilhadas
Seu Tiriri das Matas
Seu Tiriri dos Infernos
Seu Tiriri Menino
Seu Tiriri da Calunga
Seu Tiriri das Almas
Seu Tiriri da Figueira
Seu Tiriri do Cruzeiro
Seu Tiriri da Meia Noite
Seu Tiriri Cigano
Alguns Tiriris ao final do nome dão outro nome em africano, para especificar o tipo de Tiriri que comanda no Astral : Tiriri - Bará; Tiriri - Apavená; Tiriri - Apanadá; Tiriri - Lonãn, todos abaixo do comando de Exu - Tiriri.

Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no Camdomblé.

Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da vida terrena deste exú. Os pontos riscados são a firme evidência de que o que está escrito nada pode mudar, isto se aplica também ao nome do exú, sua vida, moradia e parceira, nestes cultos os pontos riscados ou firmeza espiritual equivalem a Ifá para os cultos iorubá. Lamentavelmente, nem todos se capacitam no estudo dos simbolos sagrados e por isso muitas vezes somos tidos de que os assentamentos de Exú onde lhe dá nomes que não os pertence ou as vezes de uma parceiro que não lhe corresponde. Isto traz como conseqüencia que a pessoa que recebe a dita entidade, com o tempo acaba deixando desse templo, para buscar algum onde na realidade reconheçam seu nome ou parceira.

Caracteristicas

Bebida gosta de um bom whisky ou de bebidas fortes de boa qualidade
Fuma Charutos
Indumentária As vestimentas do Tiriri são geralmente capa, chapéu (as vezes boina com visor ou chapéu de aba alta), utiliza bastão (o bastão ou bengala, é entregue aos exús quando são "coroados" como chefes no ritual de quimbanda. Somente alguns exús utilizam bastãocomo arma pessoal que trazem da Aruanda), trajes geralmente em tons vermelho e preto (as vezes branco). Quando se tratar de algum trabalho nas praias ou com ciganos, entçao agraga tons azulados e motivos com outras cores. Se apresenta com muita habilidade e astúcia, é extrovertido, falador e as vezes irônico (como toda entidade de quimbanda).


Escudo Fluídico



Esta entidade obedece à força deste escudo fluídico riscado com pemba roxa com um vértice ou ponta para o cardeal LESTE ou NORTE. O pano sobre o qual deve ser riscado deve ser de cor cinza-clara, cortado em forma triangular. Leva velas ímpares para pedidos de ordem puramente espiritual, ao longo da linha de saída que corta o dito triângulo e para pedido ordem material, com velas pares dentro do triângulo. Aceita álcool ou aguardente em copo de barro e charutos em prato de barro, acesos de lumes para fora, em leque. Aceita qualquer espécie de flores miúdas de tonalidades pardo-escura, etc., junto com galhos de vassourinha-branca por cima e ao redor de sua oferenda. Estas oferendas devem ser feitas às quartas-feiras, entre nove horas e meia-noite, sempre numa encruzilhada de quatro saídas ou caminhos, nos campos, capoeiras, etc., e nunca nas de ruas.

Pontos Cantados

Exú Tiriri - Rei dos Sete Cruzeiros da Calunga

Seu poder é: sobre a solidão,esperança,planejamento,meditação e saúde.

Seu poder negativo é: fazer as pessoas serem decepcionadas, julgadas, castigadas,amaldiçoadas e destruídas.

SEGUNDO ELE MESMO CONTA, VIVEU NO SECULO XVI, NA IRLANDA, COMO MERO CAMPONES,ERA MOÇO FORMOSO E HUMILDE .COMETEU O GRAVE PECADO DE SE APAIXONAR POR UMA BELA JOVEM,FILHA DO SENHOR FEUDAL DO CONDADO,SEU AMOR IMPOSSIVEL ,FOI CAUSA DE SUA DESGRAÇA,LEVANDO-O A MASMORRA POR VARIOS ANOS,ONDE CONVIVIA COM A FOME, TORTURA E TODO O TIPO DE DEGRADAÇÃO HUMANA.

SUA CONVIVENCIA COM A DOR,A PESTE,COLERA,LEPRA,TUBERCULOSE E OUTROS MALES O FEZ AO MESMO TEMPO CARIDOSO E REVOLTADO,POR TANTA DOR E SOFRIMENTO.

HOJE EXU QUE VEM PELA LINHA DA MAGIA NEGRA,TRABALHA PARA A CURA DE TODOS OS MALES E TODAS AS FORMAS CRUEIS DE VINGANÇA.

Prece de Exu

Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.

Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.

Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.

Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.

Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignominia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.

No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.

Aceito , sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.

Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.

Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.

Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.
MEU IRMÃO BRENO DE BÀBÁ MI LOGUN-EDÉ OMO ÒRISÁ DE BABALORISÁ ANTONIO T'OSUN.
POR TODAS AS COISAS BOAS QUE ESTE SENHOR DA NOITE SEU TIRIRI,COMO GOSTO DE CHAMA-LO,PROPORCIONOU A TANTAS PESSOAS E QUE A TANTAS PESSOAS AINDA TRARÁ .
MUITO ÀSE PARA VOCÊ E TODO SEU ILÉ ÀSE
COM MUITO CARINHO ELOYA NYRAN T'ONYRÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário