segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GUARDIÃO ESÚ VELUDO




FERRAMENTA DE ESÚ VELUDO
PARA AQUELES QUE USAM O PONTO RISCADO DE ESÚ VELUDO


(Sagathana) - pertence à Linha das Encruzilhadas, que é uma das Linhas Negativas da umbanda.

É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas. Pertence a linha negativa de Ogun,sendo serventia do Ogun Rompe-Mato Portanto, tem ligação de trabalho com tudo que envolva a água. Tanto é que seu ponto de força é no lado direito da margem do rio em relação ao por do sol.

Um outro detalhe observado e que gostam é o de fazerem os seus médiuns trabalharem descalços e, quando Exus Veludos caminham, dão a impressão de que estão amassando e/ou pisando sobre areia.

Recebe oferendas de trabalho na beira da água, tanto doce como salgada.

Sua forma astral é na forma de um cavalheiro ricamente vestido, aparecendo entretanto como característica dissonante de sua personalidade.

Veste-se elegantemente de vermelho e preto, também com capa nessa cor. Bebe todos os tipos de bebidas finas e fortes e fuma charutos de boa qualidade.

A origem do nome é bem antiga, do tempo em que as pessoas de fala mansa, calma, tranqüila, eram lembradas como: "tal pessoa é um veludo no falar". Portanto, a onomatopéia da voz desse Exu se confunde com uma qualidade de voz aveludada.

Onde incorpora um Exu Veludo, fatalmente incorpora também o Exu dos Rios, possuindo ambos identidade e apresentação quase idênticas Apesar de ser "um veludo" no falar, é uma entidade muito forte. Protege por demais os seus médiuns, e exige muito deles para a manutenção dessa ligação médium/Exu Veludo.

Caminhos

Exu Veludo da Meia Noite
Exu Veludo Cigano
Exu Veludo 7 Encruzilhadas
Exu Veludo Menino (Veludinho)
Exu Veludo dos 7 Cruzeiros
Exu Veludo das Almas
Exu Veludo dos Infernos
Exu Veludo da Calunga
Exu Veludo da Praia
Exu Veludo do Oriente
Exu Veludo Sigatana
Exu Veludo do Lixo
Características

Bebida marafo, Whisky, vodca, bebidas finas e fortes
Fuma charutos
Lugar encruzilhadas
Velas pretas, vermelhas e pretas
Pontos Cantados

Eu sou Exú Veludo
E vim lá da Quimbanda
Eu vim neste terreiro
Pra salvar filhos de Umbanda


Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Na minha encruzilhada
Eu me chamo Veludo


Veludo, Veludo, Veludo do Mar
Meu povo é da Quimbanda
Meu povo vem trabalhar


Lá na mata deu um berro
Derrubou cerca de arame
Estourou portão de ferro
Comigo ninguém pode
Mas eu posso com tudo
Na minha encruzilhada
Eu me chamo Exú Veludo
Comigo ninguém pode
E nem há de poder
Na minha encruzilhada
Sou mais forte que você


Pontos Riscados



Quimbanda

Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário