segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GUARDIÃO DAS ALMAS


Guardião das Almas

(Eurinomo) - Guardião das Almas é o nome de um exú (entidade espiritual) da Quimbanda e Umbanda brasileira. (Não confundir com Senhor Exú Tranca Ruas das Almas) Exú das Almas é o Guardião de todas as Almas. O Sr. das Almas é o Exú responsável pelo encaminhamento das almas (espiritos desencarnados) que vagam nos cemitérios.

Mar e todo lugar místico considerado uma Calunga!É representado por um homem elegantemente vestido de negro, carregando uma cruz (símbolo das almas) e o crânio humano.É o Exú que lembra às almas suas condições humanas.

Normalmente é associado ao cruzeiro(calunga), mas sua ação dentro do mundo das almas vai mais além. Suas manifestações mediúnicas são, na maioria das vezes, transmutadoras É uma entidade séria e de poucas palavras (indo diretamente ao assunto).

Exu das Almas pode vir através da falange do Exu Tranca Ruas das Almas,Exu Caveira, Exu Táta Caveira ou Omulú. Em cada uma delas suas manifestações são diferentes assim como sua evolução.O Senhor das Almas é um exu, ou seja, uma entidade que trabalha na Umbanda,através da incorporação de médiuns.

Antes de ser uma entidade, Senhor das Almas viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 600 D.C., e viveu até dezembro de 628, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio". Teve sua vida relacionada com 49 homens que tiveram uma morte trágica, por uma disputa amorosa, foram todos queimados vivos.Entre os exus da linha de Exu das Almas existem: Todos os Exú e Pomba Gira que carregam a nomenclatura Almas e a linha de Tatá Caveira, João Caveira, Exu Caveira, Exu mirim das Almas!Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, Sete Porteiras, Exú do Cruzeiro, Exu da Calunga pequena e Exú da Calunga Grande, entre muitos outros.

Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Exu das Almas foi o irmão de Tatá Caveira das Almas,enquanto vivo. Como entidade, o Chefe-de-falange Exu das Almas é muito incompreendido, e seus fundamentos ainda são cercados de mistérios, e tem poucos cavalos.

São raros os médiuns que o incorporam, pois tem fama de bravo e rabugento. No entanto, diversos médiuns incorporam exus de sua falange. Veste-se com roupas preta e branca, carrega um manto em veludo, cartola e bengala, sua guia é na cor preta com caveiras e uma cruz no meio!

Exu das Almas escolhe cavalos valorosos na moral e na conduta pessoal pra trabalhar, não tolera a mentira é sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora misterioso, ora esclarecedor, ora calmo, ora nervoso, mas muito rígido em suas palavras. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Exu das Almas não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Exu das Almas Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.No entanto, uma vez amigo de Exu das Almas, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções. Pois como o Senhor Guardião das Almas mesmo diz....Não importa por qual caminho você caminhe, mas com certeza no mundo espiritual, caminharás pelo meu caminho, e que você não traga ao meu caminho, a dor de nenhuma Alma que por você foi ferida, pois do contrário eu serei o Executor dessa dívida! Laroyê Senhor das Almas!

Características

Guias Alternam a cor preta e branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário