sábado, 20 de agosto de 2011

GUARDIÃO



Guardião Sete Capas

Calunga na linguagem da Magia e dos espíritos é o Cemitério, local sagrado onde as almas descansam mas também podem ser evocadas para fazer o bem e o mal.

Exu 7 Capas é o Rei das Calungas e seu poder pode realizar qualquer tipo de magia branca ou negra, todo feitiço que Exu 7 Capas realiza funciona e tem resultado esperado pois ninguém pode contra o reino das Calungas pois um dia todos nós iremos pertencer de fato a ele é só uma questão de tempo.

As magias das Calungas são as das mais poderosas que existem pois controlam plenamente o plano dos mortos, controlam o plano espiritual e quem controla este plano como Exu 7 Capas faz pode realizar qualquer coisa.

Se está com problema espiritual não perca tempo faça uma consulta com Exu 7 Capas e de solução a ele.

Foco

Vinculado ao Foco onde o elemento principal é o oxigênio, pois como sabemos, Oxossi é o Rei das Matas, da agricultura, da renovação da natureza e da vida selvagem e Ossain é o rei das folhas, através das quais se faz a fotossíntese que é o processo responsável pela produção do oxigênio durante o dia e do gás carbônico durante a noite, na natureza. Como sabemos, o gás Carbônico é venenoso e produz a morte; também sabemos que entre as figuras arquétípicas da humanidade a noite simboliza na maioria das culturas a morte. Tanto é assim que uma das expressões mais repetidas na literatura diz, nessas ou em outras palavras: "A NOITE DA MORTE BAIXOU SOBRE...; OU A NOITE DA MORTE TIROU O BRILHO DE SEU OLHOS". Assim, a falange do exú Sete Capas é a responsável, na umbanda, pelo acompanhamento dos seus filhos em seus últimos momentos até chegar o momento de cortar o cordão fluídico (ou como é conhecido, cordão de prata) que mantém o espírito ligado ao corpo. É o fim da utilização, pelo corpo, do oxigÊnio produzido sob a energia de Oxossi e Ossain. Por isso mesmo, deveria ser sempre buscada junto ao exú Sete Capas a proteção para aqueles que amamos, e para nós mesmos, em questões graves de saúde e nos pedidos para que passemos desta vida para o plano astral sem maiores sofrimentos e que nosso espírito possa receber o desligamento do plano material sem traumas e sem choques. Também nessa linha da umbanda, vêm aquelas entidades que se vinculam à natureza seja pela vida natural que levavam, como os caboclos e caboclas que nada mais são que os Índios que viviam nas terras brasileiras; as entidades que por seu trabalho tinham como telhado o infinito e como proteção as copas das árvores: Os Boiadeiros; e, finalmente, ainda podemos citar como trabalhadores dessa linha várias entidades que chegam com o fim específico da cura; essas entidades trabalham com diversos remédios e banhos a partir de folhas, flores, frutos, sementes, cascas e raízes das plantas

Pontos Cantados

Exu 7 Capas o seu poder vem lá da encruzilhada e também do cemitério
Exu 7 Capas o seu poder vem lá da encruzilhada e também do cemitério
E trabalha a noite inteira realizando só seus mistérios
E trabalha a noite inteira realizando só seus mistérios
Mata um mata dois por não ter o que fazer
e da Risada a noite inteira até o dia Amanhecer.

Guardião Sete Cachoeiras

Kimbanda

(Khil) - É o quarto comandado de Exu Calunga. Este ancestral é muito conhecido nas casas religiosas de Kimbanda. Trabalha nas cachoeiras e é responsável pelos grandes abalos sísmicos. Aprecia charuto preto, e sua oferenda preferida é galinha d'angola, recheada com farofa no azeite-de-dendê

Guardião Sete Catacumbas



(Andras) - Catacumbas é um poderoso Exú da Umbanda, Kimbanda e Candomblé, conhecido no Catimbó como Mestre 7 Catacumbas. Onde ele fica pode ter certeza não fica um egum próximo e uma característica muito impressionante é que quando ele vai embora arrasta consigo tudo de ruim que houver no terreiro.

Sério, bravo,nervoso,bondoso, não tem misericórdia de espíritos que atrapalham o sossego alheio, no entanto é um fiel protetor e grande conselheiro de todos que queiram fazer do seu mundo um lugar melhor pra se viver.

O Sr. Exú 7 Catacumbas, serve a linha de Obaluaê. Ou seja, ele é um guardião cósmico, que aje na força emanada(axé) do Orixá Obaluaê. (Assim como em seu primeiro elemento terra, Obaluaê, é ativo e passivo em seu segundo elemento, a água, o Sr. Exu 7 catacumbas, também tem estas características herdadas. Sua forma é esquelética(caveira), porém seu campo de atuação é maior do que do Sr. Exu Catacumba. E como todos os Srs. Exus, e Sras. Pombagiras, que são do cemitério, trazem em suas capas(exus), e em suas saias(pombagiras) os segredos dos mistérios divinos da vida e da morte, e da transição entre esses dois planos.

Atribuições

Sete Catacumbas é uma espécie de policial executante das ordens de todos os Orixás no plano mais denso. É um mensageiro que entra e sai das zonas umbralinas, sem temor, assumindo uma forma ameaçadora para fazer-se respeitar.

É um Exú e sem eles a força dos Orixás não atuaria no mundo, pois são eles os operários incansáveis. Temido por não admitir a desobediência, ele aplica castigos a quem é também guardião. Ele faz na verdade cumprir a lei de causa e efeito.

Mesmo punindo, quando se há merecimento, Mestre 7 Catacumbas cura, concede maiores facilidades em alcançar o que desejamos. É um faxineiro do astral, porque purifica os ambientes e pessoas desmanchando todo tipo de magia negra. É comum ver sua legião preocupadas em alertar contra males, jamais trabalhando contra a lei divina do amor

O mundo de Sete Catacumbas

Há vários equívocos envolvendo Exús e Pomba-giras. Alguns deles referem-se às suas funções como foi falado em outras postagens. Mas também se faz muita confusão a respeito de nomes, faixas de vibração ou melhor, domínio onde encontramos a energia de vibração para entrarmos em contato com certas entidades.

Algumas vezes vamos a um determinado centro ou terreiro no qual nos dizem que nosso guia, caboclo, mentor ou Exú possui tal ou tal nome. Mais tarde ao sermos atendidos em outro terreiro nos dão um nome diferente do primeiro.

Vamos tentar tirar a dúvida do por que disto acontecer com tanta freqüência. Para isso é preciso entender que os Exús não são obrigados a conhecerem todos entre si. Pois possuem funções semelhantes dentro do plano espiritual. Mas como em uma grande empresa não há como conhecer todos os colegas de diversos setores e funções.

Eles são trabalhadores das faixas umbralinas e de regiões que se localizam entre o mundo material e espiritual. Podendo cada um ter passagem livre para qualquer uma das faixas de vibração menos densa que a sua. Mas podendo exercer toda força da sua energia somente dentro do campo ao qual está designado a trabalhar.

Podemos citar algumas dessas faixas para facilitar o entendimento, mas isso não vai traduzir na integra a grandiosidade e a complexidade dessa região do plano astral. No primeiro plano teríamos os Exús Ciganos, de Rua,Encruzilhadas e Exús das Matas, que são verdadeiros pára-médicos socorristas, são eles que dão os primeiros socorros ou ficam de prontidão observando desencarnados errantes, enquanto cumprem ao mesmo tempo o trabalho de senhores do sofrimento cármico de acordo com o merecimento de cada um. São eles que assustam e amedrontam, tornando o estágio errante ainda mais aterrorizador, daí sua aparência séria e sua conduta às vezes até mesmo algoz.

Por outro lado auxiliam ao perceberem o real arrependimento e desejo de melhorar-se. Costumo dizer que quem vai trabalhar com estudantes leva livros, quem vai trabalhar com doentes leva remédios, mas quem vai trabalhar com bandidos vai armado. Se os Exús cumprindo sua função espiritual tentassem aplicar as lições que só o sofrimento ensina com uma aparência menos austera do que aquelas que usam, seriam como uma professora que não impõe respeito, disciplina e energia a alunos levados. Sendo assim não poderiam apresentar-se de forma diferente. Tudo isso é uma espécie de uniforme de trabalho. Se partirmos do principio de que nenhum deles exerce a função no lugar onde habitam por obrigação, mas sim por vontade e pelo simples desejo de auxiliar nosso desenvolvimento espiritual, compreenderemos o grande amor que cada um possui dentro de si.

Assim como temos os Exús Ciganos, de Rua, Exús das matas e tantos outros que vibram dentro de uma freqüência que se localiza em pontos de energia entre o nosso mundo material e o mundo espiritual como num duplo etérico do nosso planeta, temos também os Exús de almas, cemitério ou Calunga, o que é o caso do Exú Caveira, Maria Padilha das Sete Catacumbas, Maria Molambo, Maria Quitéria, Exú Sete Catacumbas, Sete Liras (Lúcifer) e tantos outros. A função dos Exús de almas é vibrar com uma freqüência tão densa que podem ir e vir das áreas mais profundas das zonas umbralinas. Enquanto os Exús de rua vibram em áreas localizadas em regiões mais próximas a nós, socorrendo os desencarnados errantes. Os Exús de almas mantêm espíritos de vibrações primitivas, presos a seus carmas umbralinos enquanto isso for necessário para seu aprendizado.

Todos os Exús são onipresentes, ou seja, podem fazer-se presentes em um local e através do pensamento ir e vir e também fazerem-se sentidos e ouvidos em outros lugares ao mesmo tempo. Aqui é importante ressaltar que Exús de Rua vibram numa freqüência que varia da sua faixa de vibração até nosso universo material, enquanto que os Exús da entrada umbralina relaciona-se ao portão da Calunga ou cemitério, aos quais chamamos aqui de Falange das Caveiras. Eles podem vibrar das primeiras faixas densas do Umbral onde habitam até nosso universo material, no entanto não adentram as faixas mais densas as quais pertencem aos Exús das faixas mais profundas.

Se pudéssemos comparar o Umbral a um edifício subterrâneo de nove imensos andares, Sete Catacumbas estaria trabalhando em uma freqüência localizada no terceiro andar de baixo para cima, ficando as outras duas últimas sobre a guarnição das falanges de Lúcifer (Exú 7 Liras) e Omolu (muito confundido com o Xapanã do Batuque e Obaluaiê do Candomblé). Estes possuem livre passagem em todas as faixas e assim chegam a nós.

Daí a confusão muitas vezes criada onde certa entidade erra o nome do Exú de alguém. Um Exú de Rua teria perfeitas condições de reconhecer outro Exú da mesma faixa sem margens de erros. Mas no momento que tentar identificar um Exú que vibra em uma região inferior apenas acertaria o povo, Calunga por exemplo, mas dificilmente conseguiria identificar com exatidão nome da falange que ele representa. Pois não tem um contato direto com ela, a não ser que esta esteja já em um estágio de afinidade e com o médium já desenvolvido.

Sete Catacumbas e o Catimbó

Catimbó é uma miscigenação da feitiçaria européia acrescida grandemente por diversos elementos do cristianismo que chegando ao Brasil foi se misturando aos cultos de raízes indígenas e africanas.

O Catimbó cultua santos católicos e também possui uma rica a simbologia baseada em tradições indianas, egípcia e greco-romana. No Norte do Brasil o Catimbó baseia-se no culto em torno da planta Jurema, onde essa erva é seu principal elemento, mas em todo país cada um dos Mestres possui um erva de fundamento.Se tivermos que caracterizar qual é o principal objeto de culto não há dúvida que são as ervas, pois não há dúvida que o Catimbó é xamanista com muita práticas de pajelança, mas é baseado em Mestres, apesar de os Caboclos também participarem.

O Catimbó não é muito diferente ou melhor que outros cultos, como por exemplo os de origem afro-brasileira e não se pode dizer que suas entidades sejam de nível superior ou inferior aos guias da Umbanda (incluindo orixás). Há também a manifestação de entidades da Kimbanda como Zé Pilintra, Maria Quitéria e Sete Catacumbas, todos em notável estado de evolução e maturidade espiritual com grande sabedoria e facilidade de aconselhamentos, desobsessão, indicação de ervas medicinais e limpezas espirituais e curas materiais.

No Catimbó São Jerônimo é São Jerônimo e Xangô é Xangô. São Jorge é São Jorge e não Ogum. Existem muitas semelhanças em relação às giras, mas as essências são outras. Os Mestres são Senhores da sua magia e não há hierarquia havendo muito respeito de um mestre para com outro mesmo para uma entidade irreverente como Zé Pelintra. Sete Catacumbas vêm com toda força das práticas da sua cultura original e a sabedoria da Cabala Egípcia. Qualquer mestre que fora adotado ou inserido com o tempo em cultos umbandistas ou afro-brasileiros sentem-se totalmente "em casa" em um culto de catimbó, pois ali poderá ser ele mesmo sem regras ou dogmas dos quais se revestem em outros cultos.

O Catimbó pode ser considerado o avô da Umbanda, tem mais de 400 anos e a Umbanda quase 100 anos. O Catimbó desenvolveu-se de forma paralela, mas independente das outras religiões no Brasil. Os passes da Umbanda vêm da fumaçada feita com cachimbos e charutos invertidos que já existia no Catimbó.

É uma reunião alegre e festiva quando em sua forma de roda (ou gira), mas, pela falta da corrente doutrinária formal vários formatos serão encontrados, dependendo da ciência, vidência, maturidade e ética de quem o dirige.

Referências

http://mestresetecatacumbas.blig.ig.com.b

Guardião Sete Covas

(Belfegor) - Essa entidade atua sobre o esgotamento de espiritos desencarnados. Isso quer dizer que ele tenta esgotar todas vicissitudes dos espiritos que desencarnaram (geralmente em uma morte recente).

Seu campo de trabalho é o cemitério (nas catacumbas, covas, tumbas). Os Exus dessa Falange trabalham sob as ordens do Exus 7 Encruzilhadas do Cemitério e Sr. Omulu.

É entidade, dessa forma, traz consigo muita energia negativa (naturalmente utilizada em seus trabalhos), por isso recomendo muita prudência ao realizar a invocação dessa entidade. Isso vale para qualquer outra entidade que trabalhe sobre os domínios do Sr. Omulu.

Exú 7 Covas responde na Sétima Linha da Quimbanda chefiada por Omulú - Orixá Maior, junto com 7 Caveiras, 7 Campas, do Pó, 7 Cruzes, João Caveira e 7 Catacumbas.

Costumam dizer que a terra é a mãe de todos os encarnados e, o que é depositado na mãe (corpo morto, defunto) é responsabilidade deles em cuidar, para que a mãe (terra) não seja estragada com as más vibrações dos filhos (defuntos).

Guardião Sete Cruzeiros

(Malphas) - Guardião 7 Cruzeiros trabalha na sustentação de Omulu e Oxalá, é exu de cemitério que tem como ponto de forças o cruzeiro.

Pontos Cantados

Eu corri o mundo inteiro
Sem saber seu paradeiro
Eu corri sete calungas
Encontrei Sete Cruzeiros

Mersilde - 9º comandado da falange de Exu Calunga, o Guardião Sete Cruzes é o responsável pelo zelo na entrada dos cemitérios, e para receber todos os espíritos dos suicidas e facínoras que aqui na terra cometeram, as maiores atrocidades. A esse Exu é entregue os pedidos, quando se deseja que alguma pessoa tenha morte violenta. Embora o Exu das 7 Cruzes não faça parte integrante da Linha de Omulu, o mesmo tem o poder de transportar os espíritos ou pessoas para onde quizer. O mesmo foi o responsável pelos sofrimentos dos últimos momentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atua nas curas e limpezas das energias dos kiumbas. Suas manifestações se dão com a quebra dos galhos das árvores. Sua oferendas consistem em frutas doces.

A ele foi designado o trabalho nas matas, sendo esta a razão do seu nome nos diversos cultos da Magia Negra. A este Exu solicita-se a proteção, quando uma pessoa amada foi para longe e desejamos a sua volta.

Caracteristicas

Bebida marafo, Whisky, bebidas fortes
Fuma charutos
Guia brancas, pretas e brancas, amarelas e pretas
Lugar onde exista abundância de árvores, ou seja, nas matas
Velas brancas, pretas e brancas, amarelas e pretas
Pontos Cantados

Sete Cruzes no cruzeiro
Está para nos ajudar
Seu marafo e seu dendê
Ele gosta de cuidar


Pontos Riscados



Livros

Título : O Guardião das Sete Cruzes
Autor : Rubens Saraceni
O Guardião das 7 Cruzes" é um romance mediúnico no qual o autor espiritual, Pai Benedito de Arruda, se serve da 'biografia' de um espírito para revelar uma pequena parte dos mistérios da criação, conduzindo o leitor ao interior deles por meio dos diálogos que trama entre os seus principais personagens.

Guardião Sete Encruzilhadas

(Gaab) - Guardião Sete Encruzilhadas, atua rompendo barreiras e obstáculos de toda e qualquer ordem, segundo o merecimento daqueles que os procuram com problemas, e mesmo movimentando o Karma, rumo ao progresso espiritual da Humanidade, e agindo tanto na evolução moral quanto influenciando diretamente através de egregora positivas, o mental dos grandes pesquisadores, no campo da ciência, medicina e outros..., Abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral. Cortando demandas e ações de contundência sobre o corpo Astral de pessoas que foram prejudicadas por espíritos “mandados” a fazer mal. Esta legião trabalha abrandando a ira dos seres Humanos promovendo-lhes paciência, agindo sobre o mental, trazendo a fortaleza do espírito sobre a matéria. Atuam na origem (no branco Oxalá), e na dissipação da matéria.

Comandos

Exu 7 Pembas
Exu 7 Poeiras
Exu 7 Capas
Exu 7 Cruzes
Exu 7 Chaves
Exu 7 Ventanias
Escudo Fluídico



O Guardião Sete Encruzilhadas obedece à força desse triângulo fluídico riscado com pemba vermelha, com um vértice ou ponta para o ponto cardeal Sul. O pano sobre o qual é riscado deve ser de cor cinza e também cortado de forma triangular. Leva uma vela em cada ponta da cruz e uma no centro do triângulo, perfazendo sete, se for para pedidos de ordem espiritual, assim como proteção, descargas, seguranças, etc., e seis velas, uma em cada ponta da cruz, se for para pedidos de ordem material. Só aceita álcool ou aguardente num copo de barro (não se deixa garrafa nem vidro perto) e charutos de sete a vinte e um dos bons, num prato também de barro, acesos em forma de leque, lumes para fora. Deve-se botar, também, bastante flores de trombeta em volta do pano e três dentro. Essa oferenda pode ser feita aos domingos, perto da meia-noite sempre numa encruzilhada de quatro saídas ou caminhos, nos campos, nas capoeiras ou mesmo numa mata e nunca nas encruzilhadas de ruas.

Guardião Sete da Lira



(Murmur) - Seu Sete da Lira é uma manifestação de exu, Era incorporada pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.

A entidade obteve destaque na mídia brasileira a partir da apresentação ao vivo, pela TV Globo e pela extinta TV Tupi, de sessões que causaram viva polémica:

"Logo em seguida, no dia 29, último domingo de agosto [de 1971], aconteceu o episódio que mexeu de vez com a suscetibilidade e os brios dos partidários da censura. A disputada mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis (que dizia receber o espírito do 'Seu Sete da Lira', um exu da Umbanda) transformou os estúdios da Globo e da Tupi em verdadeiros terreiros de macumba. 'Embora as apresentações diferissem,' relatou o Estado de São Paulo (3 Set. 1971, 4), 'o espetáculo em si foi o mesmo: os umbandistas de 'Seu Sete' invadiram o palco (baianas, cantores, pessoas bem vestidas, em 'relações públicas'...) num tumulto indescritível.' A Censura qualificou a apresentação de 'Seu Sete' de 'baixo espiritismo, exploração da crendice popular e favorecimento da propaganda do charlatanismo'; a Igreja [Católica], por intermédio do secretário geral da CNBB, declarou que a 'inclinação à transcendência do povo brasileiro' estava sendo utilizada por 'indivíduos sem escrúpulos, em atividades pseudo-religiosas' (Jornal da Tarde, 3 Set. 1971; apud Mira, 1995, 36)."

À época, afirmou-se que a então a primeira-dama D. Cyla Médici, esposa do presidente Emílio Garrastazu Médici, teria mergulhado em transe, enquanto assistia ao programa (Costa et al., 1986, 249) (op. cit.).

Como consequência, ambas as emissoras de televisão assinaram um protocolo de auto-censura à época.

O nome da entidade também se liga a um momento da carreira do cantor Tim Maia, no início daquela década, quando era adepto da seita Universo em Desencanto, liderada por Manuel Jacinto Coelho. Segundo a unanimidade dos terreiros afirma, uma das manifestações do Senhor Sete da Lira, é o grande cantor brasileiro,Francisco Alves.

Características

Pontos Cantados

Sou Exu, trabalho no canto
Quando canto desmancho quebranto
Sete cordas tem minha viola
Vou na gira
De lenço e cartola
Viola é tridente
Cigarro é charuto
Bebida é marafo
Sou Sete da Lira
Derrubo inimigo
Ponteiro de Aço. bis


Povo da Lira

Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblê (ou Rainha das Marias). Seus apelos kimbandeiros mostram justamente sua afinidade pêla dança, a musica e a arte ( lira e candomblê). Dentro do reino da Lira, que tambêm as veces é chamado "reino do candomblê" não pêlo culto africanista aos orixás, sinão por ser issa palavra sinônimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exu que tem que ver com a arte, a musica, poesia, bohemia, ciganeria, malandragem, etc.

Livros

Título : Grifos do Passado
Autor : Fernando M. Guimarães
Resolvi escrever um livro sobre a minha religião, a umbanda. Mas para quem o dirijo? Para os entendidos, aos neófitos, ou aos iniciantes? Aos membros da minha corrente da Sociedade Espiritualista Edmundo Rodrigues Ferro – o Terreiro do Pai Maneco ou aos espiritualistas? A quem? Como é difícil escrever um livro, considerando que no prefácio já estou em dúvida. Resolvi: vou escrever para mim e para quem quiser ler, seja ele quem for. O tema já escolhi, só falta o estilo. Devo falar dos orixás, das linhas, das correspondências, dos números de espíritos existentes, do bem e do mal, do grande engano do exu sórdido, ou do exu bom e correto que conheço? Vou descrever a imaginária e complicada Umbanda esotérica, ou a Umbanda que pratico e amo? O que devo escrever sobre as correspondências entre as várias falanges, das linhas da Umbanda pregadas pelos autores, a do orixá maior e orixá menor, falanges superiores e sub-falanges? Ou devo me limitar aos fundamentos da Umbanda simples praticada pelo povo? Vou me dirigir à elite ou à massa? Não posso me contradizer, se vou escrever para mim, tenho que me dirigir a quem pertenço e gosto: às massas. Sentado no computador, criei uma tecla imaginária: "deletar o que os outros dizem". Não hesitei, acionando este adequado recurso. Só vou depender de mim, e da minha cumplicidade com os espíritos.


Guardião Sete Pedras

(Humots) - É o décimo comandado do Exu Calunga. É um Agente Mágico Universal, pois a ele deve ser solicitado toda a espécie de ajuda sobre a Alta Magia, encarregado que é dos "Taros Adivinhatórios", dos "Signos Zodiacais" e "Calendários Esotéricos". Tem este Exu o poder de transmitir, quando solicitado, todo e qualquer assunto referente à sua jurisdição.

Guardião Sete Porteiras

(Silcharde) - É ele o encarregado de guardar tudo o que está fechado por meio de caminhos, portas, chaves, segredos.

Pertence à Terceira Linha Negativa da Umbanda, comandada pelo Ogum de Lei.

Esse Exú dá o poder ao seu médium ou quem o evoca de "abrir os caminhos" das pessoas que o procuram.

Exú chefe de falange.

O sentido é figurado, pois pela condição de confiança que ele faz passar as pessoas que estão junto ao seu protegido, estas fazem as vontades do médium, permitindo, autorizando, fazendo, falando, confidenciando, ...

É muito soturno, fala pouco, porém sempre a verdade, ele sempre diz que fala a verdade para seu consulente e não fala o que seu consulente quer ouvir, mesmo se a verdade for, digamos, ruim para o consulente, também faz as pessoas falarem muito com ele.

Tem a característica de incorporar sempre próximo a uma porta.

Domina as 7 porteiras, ou seja, ele pode abrir ou fechar suas portas, caminhos, destinos, etc...

Ele é um dos 7 Guardiões que toma conta dos 7 Portais astrais, de um mundo para o outro ou de um astral para o outro.

Características

Bebida bebidas finas e marafo
Fuma charutos
Guia Vermelha e Preta
Lugar ambientes fechados ou na Encruzilhada de terra ou matas
Vela pretas, vermelhas e pretas
Pontos Riscados



Livros

Título : O Guardião da Sétima Passagem
Autor : Rubens Saraceni
O autor espiritual, Meon, conta a trajetória de Samuel, um médium umbandista recém-desencarnado que começa a ser despertado do longo e profundo adormecimento de suas memórias e faculdades superiores que ele deixou no passado, quando ainda estava no plano material. Nesta história vemos os desajustes e desequilíbrios vividos pelos seres humanos aqui na Terra, entre eles o da sexualidade, o sétimo sentido da vida, pois, desde Adão e Eva, aprendemos que sexo é pecado. Ocorre, porém, que esses sentimentos reprimidos prosseguem após o desencarne. A obra mostra que existem regiões espirituais repletas de espíritos femininos e masculinos atormentados, todos vítimas inconscientes da ignorância a respeito da própria sexualidade. Samuel, porém, é mostrado como um ser que possui um poderoso mistério gerador de energias reequilibradoras e curadoras dessas almas enfermas que, tal como ele, foram vítimas de preconceitos sofridos enquanto encarnados. Samuel venceu sua guerra interna. Após estudar a medicina espiritual e tornar-se um mestre instrutor, foi servir ao Criador no Campo-Santo, onde cumpriria sua missão por meio de seus dons curadores, sem prejudicar seus companheiros de sina, no reino das sombras, onde a lei é a de cada um por si, mas a Lei maior não deixa de cumprir o seu papel. Lá, ele recebeu as vestes e as armas de Exu das Porteiras e travou uma batalha com energias negativas para auxiliar na evolução e na cura de espíritos sofredores.

Guardião Sete Sombras

(Morail) - Guardião Sete Sombras pertence à Falange do Exú Sete Trevas, é um chefe de grupo. Vive nos cantos das encruzas, nas sombras das catacumbas, ao lado das árvores, atrás das cachoeiras, nas cruzes dos cemitérios, ou seja, em todo lugar que tenha sombra, mesmo que seja da luz do Sol ou luz da Lua.

Pertence a duas linhas (das almas e das encruzilhadas), mas seu ponto de força é na encruzilhada.

Sua visão astral é de um homem comum, sombreado, como se você só enxergasse o vulto de uma pessoa.

Pertence à linha negativa de Oxóssi serventia do Caboclo Sete Sol.

Na incorporação tem a característica de girar em volta de si mesmo, tem força tanto de dia quanto de noite, pois nos 2 tempos existe sombra.

Kimbanda

Tem este exu o poder de tornar invisível as pessoas e objetos , como também retornar ao seu primitivismo. Grandemente procurado na magia negra.Apresenta-se na forma de anão.Aprecia suco de folhas com açúcar e cachimbo de barro , com ótimo fumo.Gosta de comer formigas.As suas oferendas devem ser postas num formigueiro,de preferência á sombra.

Características

Bebida marafo, conhaque, whisky
Fuma charutos
Guia toda preta (na maioria das vezes)
Indumentária Trabalhar com uma capa toda Preta, assim como Sr. 7 Trevas
Lugar onde existe sombra
Vela Pretas, Pretas e Vermelhas
Signo Cabalístico



Pontos Riscados



Pontos Cantados

Eu vi uma sombra em uma encruza
E fui ver quem estava lá
Encontrei seu Sete Sombras
E pedi para ele me ajudar.

Guardião Sete Trevas

No Astral Inferior, Umbral, Meio e etc..., existem 7 planos vibratórios negativos, que são cuidados, organizados, administrados, policiados e guardados pelas entidades de esquerda da umbanda. Cada um desses planos corresponde a uma vibração negativa de um dos 7 sentidos negativos que se cultuados pelo ser humano, fatalmente o conduz, após seu desencarne, a uma dessas faixas de sofrimento.

Em cada um desses planos/lugares, existem os Exús responsáveis pela manutenção dele, bem como possuem a incumbência de para lá arrastarem (esse é o termo), os desencarnados que falham no cultivo da virtude positiva contrária à esse plano.

Cada Exú corresponde a um desses Planos e tem apenas compromisso com os seus Chefes desse Plano especifico.

Cada Chefe de cada Plano obedece ao Maioral. No caso do Exú Sete Trevas, ele é subordinado direto do Maioral, com a incumbência, autoridade e permissão de poder adentrar em qualquer um desses planos sem ser molestado, desde que obedeça as regras de cada Plano e de antemão, peca licença ao Chefe de cada lugar para adentrar.

Exú Sete Trevas não é superior aos Chefes de cada um desse 7 Planos vibratórios negativos.

A vestimenta astral desse Exú é totalmente de couro grosso avermelhado tendo como símbolo desenhado em seu peito esquerdo, uma cruz invertida na cor amarelo ouro e no centro dessa cruz, o desenho de um crânio.

Carrega em seu cinto e peito, armas e apetrechos de escolta de preso, pois uma das suas funções é a de transportar sofredor de um Plano para outro (por ordem de quem e para que ou quem, isso já é outro mistério que cerca essa entidade).

Quando da incorporação, tem como característica "arrebentar" o médium de dentro para fora, como se fosse um corpo maior ocupando um espaço menor.

É muito grande a sua forma astral, daí a impressão do médium incorporado apresentar estar maior do que é. Bebe e come de tudo que lhe derem. Fuma todos os tipos de charutos escuros que lhe derem, preferindo os maiores.
Guardião Arranca Toco

(Minoson) - Pertence à Linha das almas chefiada por Omulu. Pelo fato de que o Exu Arranca-Toco normalmente se apresenta com a forma mistificada de um caboclo, muita gente pensa que é o Caboclo que tem o mesmo nome. Sua visão astral é de um Índio com um símbolo de Ogun no peito,e um manto vermelho e verde

A verdade e que Exu Arranca Toco é uma entidade da esquerda da Umbanda e, Caboclo Arranca Toco é uma entidade da direita da umbanda.Ele seria um caboclo quimbandeiro

Em alguns livros ele é descrito como Exu Tira-Toco,em outros Como Exu Arranca-Toco

Arranca-Toco é um polo negativo da linha de Ogum, trabalha em serventia de Ogun Beira Mar.

Características

Arma pontos e fundangas, Costuma receitar ervas e faz "chumaços" de folhas de matos, como ponto de força para quem lhe pede ajuda.
Bebida Marafo c/ Folhas de Absinto
Fuma charutos
Indumentária Costuma trabalhar descalço, com calça arregaçada.
Lugar Matas, onde ele é o responsável em cuidar de todos os cemitérios clandestinos ou qualquer lugar na mata onde enterrarem um corpo
Vela Pretas, Vermelhas, Brancas, Verdes
Pontos Cantados

Oh! Meu Senhor das Almas
De mim não faça pouco
Porque eu sou Exú,
Exú Arranca Toco


Oi lá nas matas tem
Eu vou mandar buscar
Exú Arranca-Toco
Que chegou pra trabalhar.


Guardião Calunga

(Syrach) - EXU CALUNGA, apresentando-se como um anão. Por estar vinculado a hierarquia dos exus maiores, EXU CALUNGA controla entidades de grande valor energético e de magia. As vibrações que esse poderoso EXU recebe vem de Oxalufan e de Yemanjá, aliás donos de duas calungas, a maior e a menor. Podemos por esse motivo dizer que EXU CALUNGA é um grande e versátil GUARDIÃO ,controlando entidades que atuam em várias áreas. A atuação dessas entidades são fora dos muros do cemitério,enquanto que os controlados pelo guardião OMULU são trabalhadores dentro do cemitério. Esses EXUS subordinados a ele comandam por sua vez uma grande legião de espíritos em elevação e claro que também entidades que estão em nivel de baixa vibração, mas não menos importante pois é preciso que entidades adentrem em locais mais sombrios,pois mesmo nesses locais existem espíritos que devem receber a energia ,a presença da MISERICÓRDIA divina,bem como apoio para suportar,entender e buscar elevação no seu nível cármico. Comento abaixo as entidades guardiãs que estão sob as ordens diretas de EXU CALUNGA.

Embora sejam administradas por entidades ligadas ao CEMITÉRIO como exu CALUNGA e OMULU, as entidades recebem também vibrações de entidades outras e por esse motivo não se faz necessário que seus agrados sejam feitos apenas no cemitério,muito ao contrário, devem ser servidos e curiados primeiro no seu PEJI ou na falta dele em um local reservado,e após despachado em locais dos mais diversos,considerando as energias envolvidas, a necessidade e principalmente o ambiente em que o filho de fé habite. Exigir que um axé para Yemanjá seja sempre entregue no mar,de OXUM no rio,e assim por diante pode tornar um axé impossível de ser executado,principalmente em grandes cidades por questão geográfica e por segurança. Aconselho SEMPRE arriar primeiro no PEJI e após no tempo de maneira organizada.

Entidade Nome cabalístico
Exu dos Ventos ou Ventania

Bechard
Exu Quebra Galho

Frimost
Exu Pomba Gira

Klepoth
Exu das 7 Cachoeiras

Khil
Exu 7 Cruzes

Mersilde
Exu Tronqueira

Clisteret
Exu das 7 Porteiras

Silcharde
Exu Gira Mundo

Ségal
Exu das Matas

Hicpacth
Exu 7 Pedras

Humots
Exu Morcego

Guland
Exu do Cemitério

Frucissiére
Exu 7 Portas

Surgat
Exu 7 Sombras

Morail
Exu Tranca-Tudo

Frutimière
Exu Pedra Negra

Claunech
Exu Capa Preta

Musifin
Exu Marabá

Huictogaras
Nomes

Exu Gnomo
Exu Calunguinha
Características

Aroma Principal Cedro
Banho de Descarrego Cedro
Metal Mercúrio
Pedras Ônix

Guardião Caminaloa



(Tharithimas) - Este Guardião trabalha ao lado do Guardião Mangueira, e é um dos seis mais poderosos Exus da Quimbanda, ou melhor, do Povo de Exu. Apresenta-se comandando uma poderosa equipe de espíritos com a forma de Pretos, ornados de penas na cabeça e na cintura com argolas nos lábios, nas orelhas e nos braços. São esses espíritos, os especializados em provocar doenças mentais, até mesmo a loucura. O Exu Caminaloá é o Chefe da Linha de Mossurubi da Quimbanda.

Características

Bebida marafo, whisky, absinto
Fuma charutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário