segunda-feira, 23 de maio de 2011

IYÁ MI ONYRÁ

Existia nas terras de Irá,uma linda moça chamada Onira(senhora de Irá),ela sempre comandava seu povo com sabedoria.Mas,ela tinha um grande problema:adorava lutar e se sentia bem em matar seus inimigos.Onira era descontrolada quando tinha em punho sua adaga de guerra.Certo dia enlouqueceu de vez,chegou a um vilarejo e matou todos q alí encontrou.Os sábios da cidade de Irá resolveram procurar Oxalá para q ele na condição de Rei ,mandasse q Onira parasse de matar.
Onira recebeu o recado q Oxalá queria vê-la e foi até Ilê Ifé (palácio de Oxalá).Chegando lá Oxalá assustou-se pois as roupas de Onira eram vermelhas,de tanto sangue de suas vítimas.Ela ajoelhou-se e perguntou o q o grande Rei queria.Oxalá mandou q trouxessem uma grande quantidade de Efun (seu pó branco sagrado).Pegou seu pó e jogou sobre Onira. Na mesma hora suas vestes de cor vermelha,tornaram-se rosa,por causa da mistura do pó branco com o sangue Ele ordenou q Onira não mataria mais ninguém,e q ela jamais vestiria vermelho em publico,q rosa seria sua cor,e já q ela era uma moça tão quente,q fosse morar nas águas junto a Oxum.
E lhe disse:
Onira minha filha,és uma moça tão bela,tão doce,por que matas?
Sinto-me bem quando tiro a vida de alguém,mais sei q isso ñ é certo.
Foi então q Oxalá teve uma idéia.
Já q vc gosta lidar com a vida e com a morte,vc terá junto com Oyá o domínio sobre os Eguns.Não tirarás mais a vida de ninguém,apenas irá conduzir os q já se foram.
Está certo Oxalá,seu desejo será realizado mas não tire de mim minha adaga
Pode deixar,mais agora vá morar na cachoeira com Oxum.
Onira obedeceu a Oxalá,foi morar na cachoeira.Chegando lá Oxum ria e debochava dela,mais resolveu ser sua amiga.Porém Onira muito mal humorada,ñ queria papo.Até q um dia ela adormeceu sobre uma pedra,as águas da cachoeira subiram e Onira estava morrendo afogada, Oxum vendo o q estava acontecendo,mergulhou e foi salva-la,chegando lá Onira estava quase morta,Oxum resolveu fazer um feitiço e na mesma hora Onira reviveu e transformou-se em uma espécie de lava q
lava que correu rio a fora.Onira transformou-se em um rio de fogo.Oxum pensou que Onira havia morrido,chorou por horas,sem saber o q diria a Oxalá,já q ele a incubiu de tomar conta da moça atrevida.Foi então q surgiu uma borboleta linda ,de cor salmão com tons alaranjados, q voava ao redor de Oxum.Ela tentou pegar a borboleta q voou para dentro da floresta,Oxum seguiu a borboleta q parou em frente a uma árvore e tomou a forma da linda Onira.Oxum ñ acreditava no q via,e Onira lhe disse:
Por que choravas minha amiga,estou aqui viva, e graças a vc!
Graças a mim porquê Onira?Eu ñ fiz nada.
Na hora q eu estava morrendo vc fez um feitiço e dividiu comigo todo seu encanto,agora sou uma NINFA(mulher encantada),assim como vc ,tenho poderes de transformação.Posso ser um RIO de FOGO nos meus momentos de ira,posso ser um BÚFALO quando eu quiser ficar sozinha E me transformo na mais bela BORBOLETA quando estiver feliz.E Onira foi até Oxalá lhe contar o q havia acontecido,ele ficou feliz mais sabia que toda esta mudança jamais acalmaria Onira, e q por dentro ela ainda seria aquela guerreira incansável.Mandou então q ela fosse morar com Oyá e aprender a dominar os Eguns.Depois Onira Mudou-se e foi viver com Oxosse, como ela foi criada por caçador
CURIOSIDADE SOBRE ONYRÁDivindade que está muito ligada ao culto de Oyá ou Yansã é a divindade Ebora Yoruba denominada de Onirá. Onirá, como o próprio nome sugere, foi uma sacerdotisa do culto à Oxum nas regiões Ilexá e Ijebu, na Nigéria.

Onirá fazia parte das mulheres guerreiras que guardavam os domínios de Oxum. Conta-se que foi Onirá que ajudou Laro a fazer o grande pacto na região de Oxobo. Onirá, em verdade, seria uma das filhas de Laro e é ela que no dia da festa anual à Oxum, em Oxobo, que carrega a cabaça contendo os objetos sagrados de Oxum, ou seja, Onirá é a Arugba Oxum ou "aquela que leva a cabaça de Oxum". Isto porque, como desvenda o mito, Onirá teria desaparecido dentro do rio e mediante a graça de Oxum, reapareceu divinamente vestida. Este é o motivo da associação de Onirá com Oxum.

Dizer que Oníra é uma ninfa, nós estamos sincrtizando os Orixás e Voduns com a mitologia Grega (Ninfa), é um Orixá muito complexo por não ser uma Oyá, vem nos caminhos da maioria dos Oborós, uma "Oyá" muito perigosa.
ONYRÁ QUALIDADE DE OYA OU ORISÁ INDEPEMDENTE?A "Iansã Onira" é uma Iansã com algumas características diferentes do padrão de Iansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as próprias cores - as suas são mais suaves e clarinhas, com tons de azul e rosa, muitas vezes coral e amarelo, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem porisso ela deixa de ser a guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira é um orixá "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou Onira a Iansã, exatamente por ela também ser guerreira, e por ela ter ligação com os Eguns. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi Onira quem ensinou Oxum a lutar.

Em Cuba chega-se a associar Onira a Ogum.
OniráOya onira so poderia ser uma linda guerreira, pois além de ser uma Oya ela tem caminho com Osun e Ewa é a rainha do Belo, do inexplorado das mudanças e ciclos de nossas vidas
DINVINDADE EBORA YORUBA DENOMINADA DE ONYRÁOutra divindade que está muito ligada ao culto de Oyá ou Yansã é a divindade Ebora Yoruba denominada de Onirá. Onirá, como o próprio nome sugere, foi uma sacerdotisa do culto à Oxum nas regiões Ilexá e Ijebu, na Nigéria.
Onirá fazia parte das mulheres guerreiras que guardavam os domínios de Oxum. Conta-se que foi Onirá que ajudou Laro a fazer o grande pacto na região de Oxobo. Onirá, em verdade, seria uma das filhas de Laro e é ela que no dia da festa anual à Oxum, em Oxobo, que carrega a cabaça contendo os objetos sagrados de Oxum, ou seja, Onirá é a Arugba Oxum ou "aquela que leva a cabaça de Oxum". Isto porque, como desvenda o mito, Onirá teria desaparecido dentro do rio e mediante a graça de Oxum, reapareceu divinamente vestida. Este é o motivo da associação de Onirá com Oxum.
Na Mitologia Yoruba, o nome Oyà provém do rio de mesmo nome na Nigéria, país que faz parte de Yoruba, atualmente chamado de rio Níger. No entanto, não se trata de uma divindade das águas, mas da Senhora dos ventos, raios e tempestades, elemento fogo, seu metal é o cobre. Também chamada de Oyà - Yánsàn.

O seu culto está associado à morte e aos ancestrais, por saber lidar com os eguns, é ela que os encaminha, manifesta-se nos rituais de Àsèsè (Axexê em português).

Foi espôsa de Ogun e posteriormente uma das três mulheres de Sangó.

Oyà é aquela que divide com Sangó o asè de soltar fogo pela boca e o acompanha nas batalhas, tendo alcançado ao seu lado grandes vitórias.

Oferendas: àkàrà ou acarajé, ekuru e abará."

*Os filhos de OYÀ são pessoas agitadas. Diretos no que querem, não escondem sentimentos de ninguém. Uma grande ofensa a Oiyà é a agressão, de qualquer espécie, aos seus filhos. O agressor terá um adversário até à morte.
ONYRÁ SUA HISTÓRIA E LENDA

É uma qualidade de orixá no camdomblé.



A "Iansã Onira" é uma Iansã com algumas características diferentes do padrão de Iansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as próprias cores - as suas são mais suaves e clarinhas, com tons de azul e rosa, muitas vezes coral e amarelo, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem porisso ela deixa de ser a guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira é um orixá "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou Onira a Iansã, exatamente por ela também ser guerreira, e por ela ter ligação com os Eguns. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi Onira quem ensinou Oxum a lutar.

Em Cuba chega-se a associar Onira a Ogum.

Eu preferiria chamá-la só mesmo de Onira, e não Iansã Onyra[Image]YANSÃ ONYRÁ
Yansã Onira" -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O "atori" também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo. Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância."Yansã Onira" é a mãe de criação de "Logun-Edé Apanan". Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé."Yansã Onira" reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com "Oxum Opará", que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira. Foi "Yansã Onira" que ensinou "Oxum Opará" a lutar."Oxum Opará" ser tornou então, companheira inseparável de "Yansã Onira", comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns. Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando "Yansã Onira" e "Oxum Opará" se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros .


A "Iansã Onira" é uma Iansã (Oiá Orixá) com algumas características diferentes do padrão de Iansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as cores Próprias - como são suas mais clarinhas e suaves, com tons de azul e rosa, coral e amarelo muitas vezes, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem porisso ela deixa de ser uma guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira orixá é um "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou uma Iansã Onira, exatamente por ela ser guerreira também, e por ela ter os Eguns ligação com. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi quem ensinou Oxum Onira um lutar.

Em Cuba, chega-se a associar um Onira Ogum.
ONYRÁ

ONIRA é uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA (IANSÃ), por ser uma grande guerreira, também é saudada como a IANSA, pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram um fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente. Tem ligação com o culto um Egun, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com OSUN, pois foi ONIRA quem ensinou OXUN OPARA (oxum que caminha com Oyá) um guerrear. É uma Òrìsà muito perigosa por sua ligação e caminhos com OSOSSO Oya Onira.

Yansã Onira" -, é uma qualidade de Yansã (Oyá), guerreira, mas que é uma ninfa das águas doces, com ligação direta com o culto dos Eguns (almas). É a dona do "atori", uma pequena vara usada no culto de Oxalá para chamar os mortos na intenção de fazê-los participar da cerimônia. A função do "atori" é a de, assim que ao ser tocada batida no chão, que se faça o poder de fazer reinar a paz no local ou na vida de alguém e trazer-lhe abundância. O "atori" também tem a força de mandar chover regularmente para trazer a prosperidade."Yansã Onira" deu a Oxaguiã o "atori" e seu poder de exercê-lo, além de ter lhe ensinado o fundamento e como usá-lo.

Em anos regidos por Oxaguiã, é preciso agradar muito a essa qualidade de Yansã para que ela permita que, através dela, Oxaguiã traga a paz e a abundância."Yansã Onira" é a mãe de criação de "Logun-Edé Apanan". Por isso, toda oferenda para essa orixá, deverá também ser oferecido um agrado a essa qualidade do orixá Logun-Edé."Yansã Onira" reina no mundo dos mortos e tem ligação direta com Obaluaiê e Ogum, sendo que sua ligação maior é com "Oxum Opará", que recebeu dessa qualidade de Yansã os ensinamentos para lutar e ser guerreira. Foi "Yansã Onira" que ensinou "Oxum Opará" a lutar."Oxum Opará" ser tornou então, companheira inseparável de "Yansã Onira", comendo juntas no bambuzal ou nos rios e tendo aprendido os fundamentos dos Eguns. Sendo assim, essa qualidade de Oxum, também tem relação direta com os Eguns (almas). Quando "Yansã Onira" e "Oxum Opará" se juntam, se tornam muito perigosas pois têm em dobro a força e a sabedoria dos guerreiros GUIÁN, Ogun e OBALÚWÀIYÉ. Veste o coral e amarelo, contas iguais.

Onira: É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto das outras Oyá's por ser uma grande guerreira. É saudada como Oyá, sendo seu culto na África totalmente diferente. Tem ligação com o culto a Egun. Tem grande ligação com Oxum, pois foi ela quem ensinou Oxum Opara a lutar. É muito perigosa por sua ligação e caminhos com Oxaguiã, Ogum e Obaluaiê. Veste coral e amarelo. É Rainha da cidade de Ira (filha ou mulher de Sàngó). "Onirá" na África é um título de Oiá, significando "Senhora da Cidade de Irá".
OYÁ ONYRÁ

Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, guerreira e agressiva, companheira de Oxum, dona das estradas, principalmente com nas encruzilhadas, tem quizila com Ogum.

Um comentário:

  1. Sobre maiores detalhes sobre Onirá em África indico o livro , - " Oyá, um louvor à deusa africana, de Judith Gleason. Editora Bertrand Brasil."
    Vale a pena.

    ResponderExcluir