ODUS
Relação de 200 Odus (presságios) da cultura Afro-Brasileira.
Yorubá – Nagô - Ketu – Jêje – Ijexá – Efan – Mushi - CabindaPostura Ética
"Quem sou eu para combater ou contestar mitos e raízes que têm suas origens encravadas na pré-história? No máximo me permito estudá-los, entendê-los e quiçá, tentar codificá-los para uma melhor convivência mútua na atual sociedade, resultando possivelmente na total plenitude de sabedoria e isenção de psicopatologias tão graves e freqüentes, nas futuras sociedades".
Eduardo Fonseca Júnior – Maio de 2008
UM BREVE RELATO E EXPLICAÇÕES
O que é Odú?
Odú é um presságio de um momento do passado ou do presente que poderá alterar ou não um futuro ora, inexistente. O Odú traz em seu conteúdo uma gama de informações sobre uma pessoa, local, situações diversas ou política. Odus são 401 titulares e mais 1200 “omó-odú (sub-Odús)
Quem pode lidar com Odú ?
Lida com Odú somente sacerdotes (Babáolorisás e Yialorisás), Ologbôs, YialéMolés, Oluwôs, Baabalawôs, Ojés, Alagbás e Alapinis. – Todos devem ter esses “graus” comprovados.
A Origem do Odú
O Odú é um termo africano do dialeto Yorubá e Fon que determina o DNA espiritual de uma pessoa ou local e situação. Tem sua origem na própria criação do mundo e muitos deles não tiveram sua origem na terra. Foi a forma técnica que os sacerdotes das tribos africanas encontraram para decodificarem os enigmas e os segredos do universo e do ambiente que os cercava.
O Jogo-de-Búzios e os Odus correspondentes a eles foi instituido por Oduduwá, que investiu um sacerdote chamado SETILU, o qual entronizou a divindade Orúnmilá ou Baba Elérin Ipin que significa "O Céu me fala" ou a Fala do Céu. Setilu então, estebeleceu as regras da leitura desse jogo que passou a se chamar IFÁ, na realidade o verdadeiro nome de Setilú. Setilu criou sacerdotes, especialistas na leitura desses jogos, a quem chamamos de Babalawô, ou seja "pai, senhor dos mistérios e segredos". E somente os babalawos fazem a leitura dos jogos. Oduduwa tendo o conhecimento do jogo de "perguntas e respostas" (Urim e Purim) dos hebreus, adaptou-o ao sistema africano e codificou-o para entregar o segredo a Setilú, tanto no sistema de "Opélé Ifá", como Ení Ifá e Fu-Fú. Estebeleceu-se imediatamente os dois tipos de leituras que seriam passados às gerações furutas com o nome de Ifá Igbá Ilá e Ifá Obé Keruáti.
Como de divide um Odú ?O Odú se divide em duas partes: Pupa (vermelho) e Funfun (branco) – Ou ainda em positivo ou negativo. Ambos, Pupa e Funfun se alternam no posicionamento, invertendo suas posições. Isto significa que o Odú que hoje está Pupa, amanhã ou na semana que vem poderá estar Funfun.
Como responde um Odú ?O Odú responde através do Jogo-de-Búzios (16 búzios) mediante suas “caídas” na peneira ou toalha de jogo. O Odú tanto usa os búzios como as castanhas de Ifá (8 metades) conhecida por Opelé Ifá.
A Técnica e desmembramentos dos Odús
Como se propicia um Odú ?
Propicia-se um Odú fazendo-lhe oferendas diversas que variam do conhecimento de cada sacerdote ou especialista. Nunca se despacha um Odú – mesmo ele sendo negativo.
Dados e Origens técnicas do Odús
Por Eduardo Fonseca Júnior – Maio 2008
Sendo o Odú uma espécie de inteligência natural (terrena e extra-terrastre), e as vezes artificial, porém inteligência, possui uma gama de informações e poderes muitas vezes capazes de provocar fenômenos que alteram relevos locais e conseqüentemente a vida de cada habitante deste mesmo local. Em conseqüência os Odus pessoais são alterados e têm que ser tratados ou propiciados. Desta forma passamos a descrever os meandros e os chamados “Segredos dos Odus”.
Os Odus estão ligados à álgebra linear e espaços vetoriais. Os Odus estão ligados à dimensões tais como R1 – Linha Reta, R2 – Linha Plana, R3 – Dimensão de Volume, ou seja visão humana e R4 Quarta Dimensão ou quarto espaço ou seja, aquela que a visão humana não alcança, mas a matemática confirma a sua existência, seguindo-se R5 até o infinito. Odú é matemática exata.
Como os Odus transitam preferencialmente nas faixas do ultravioleta e do infravermelho, os comprimentos dessas ondas de luz tornam suas formas ou figuras perceptíveis a visão animal. O comprimento de ondas de luz estabelece-se entre o visível, o ultravioleta e infravermelho.
A tese da existência evidente dos Odus prende-se aos fatores do Percebível, do Visível e do Invisível, tornando a Teoria da Interação Inter-Elementar, incontestável e possível. Daí que, se a física quântica prevê que no ESPAÇO inexiste o fator tempo vez que o ontem e o amanhã estão aqui, no agora.
O Odú portanto, é formado por substâncias químicas como água, carbonatos, nitratos, sulfatos, compostos de carbono e amido. Aliás o amido é uma substância química constantemente usado nas oferendas (ebós), aos Odus nos candomblés brasileiros nas formas do milho branco (acaçá), e milho vermelho (axóxó), a água está presente em quase todas as oferendas aos Odus, o potássio, na banana (Obé-jokô), o carbonato que é o cálcio no leite (mungunzá) e outros.
Assim, os elementos químicos geradores de substâncias como nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio, cálcio, ferro e zinco, estão presentes na ritualística dos Odus e no dia-a-dia da prática das casas de orixás. Portanto, longe de serem fantasias criadas por seus praticantes, o ritual dos Odus é um conhecimento técnico de química e física quântica que precede em muito a existência de Isaac Newton. Portanto, válido!
Esta técnica do conhecimento do jogo de Odús propicia o conhecimento e nos prova que existe a interligação entre os Odús (caminhos de Odú) os quais promovem uma mutação gerando outros elementos, “sub-odús” e mesmo Odús. Assim como no decaimento radioativo, o urânio decai para tório e com o decaimento do césio libera-se prótons, nêutrons ou seja ENERGIA pura concentrada, o “caminho de Odú” transita da mesma forma liberando Energia pura concentrada.
E por assim ser, concentrada, as oferendas de Odús são pequenas sem qualquer suntuosidade ou luxo, porém densas de energia, pois a densidade é igual à massa sobre o volume, ou seja, a densidade é inversamente proporcional ao volume. Quanto maior o volume, menor será a densidade e vice-versa. Quanto a isto ouvimos de uma sacerdotisa Ijexá (na Nigéria) a seguinte explicação: Odú jé Oluabi tabi Oluikú! – (Odú é O Senhor da Vida ou O Senhor da Morte).
ODÚS E SEUS CAMINHOS
É a sequência que ele faz em direção a outro Odu (vide setinhas na tabela abaixo) e com este se completa.
O seu histórico - suas oferendas - seus nome correlatos - seus caminhos - e muito mais.
O que é a disfunção de um Odú ?A disfunção de um Odu acontece quando ele precisa ajudar as pessoas e estes não sabem ou não cuidam. Aí as patologias psíquicas começam a aparecer em razão da disfunção do arquétipo do Odú. - E por falar nisto, Odú é uma comprovação do cérebre psicanalista Carl Jung (Teoria Junguiana) em termos de funções ou disfunções arquetípicas.
1 ODIN OSSÁ | 69 OKÔNRON-MERIN -(69=6) |
2 EJÍOKÔ | 70 OFU-MERIN -(70=6) |
3 ETÁ OGÚNDÁ | 71 ODIKASSAN-MERIN -(71=6) |
4 LOBOMALÉ OSSÁ | 72 EKEFÁ-MERIN -(72=6) |
5 OXETURÁ ODIN OFU | 73 IROSUN-MERIN -(73=7) |
6 OBARÁ EJONILE | 74 OBARÁ-KÉ-MERIN -(74=7) |
7 OFU IKÁ ODIN | 75 ARUN-DILA-DORUN-MERIN -(75=7) |
8 EJONILE OSSÁ OBARÁ | 76 ADORIN-EFÁ-MERIN -(76=7) |
9 OSSÁTURA BESSÁ OROSSUN | 77 ADORIN-EJE-MERIN -(77=8) |
10 EDINEJÉ OFU | 78 ADORIN-EJO-MERIN -(78=8) |
11 OBIOROSSUN OKARAN OBARAXÉ | 79 ADORIN-META-MERIN - (79=8) |
12 OULASAN OLAXÉ HOUNXE | 80 OGORIN-MARUN-MERIN -(80=8) |
13 ETALA-METALA EJÍ OLOGBOHUN | 81 OGORIN-OKAN-MESAN-MERIN-(81=9) |
14 IKÁ OUDAN MERILÁ | 82 OGORIN-MEJÍ-MESAN-MERIN-(82=9) |
15 ORÉ-BABA-DAJÁ | 83 OGORIN-META-MESSAN-MERIN-(83=9 |
16 ORIGBÁ | 84 OGORIN-MERIN-MESSAN-MERIN-84=9 |
17 ODIN OTUBI | 85 OGORIN-MARUN-MEWÁ-MERIN-(85=10) |
18 OWARIN BEOFUN (18) | 86 OGORIN-MEFA-MEWÁ-MERIN-(86=10) |
19 OYEKÚ MEJÍ -(19=2) | 87 OGORIN-MEJE-MEWA-MERIN-(87=10) |
20 MEJÍ-MEJÍ OKARAN -(20) | 88 OGORIN-MEJO-MEWÁ-MERIN-(88=10 |
21 OGÚN-DA-MEJÍ -(21) | 89 OGORIN-MESAN-OKANLA-MERIN (89=11) |
22 OGÚN-DA-MASSÁ - (22) | 90 ADONRUN-MOKANLA-MERIN-(90=11) |
23 EJÍLÁ -(23=4) | 91 ADONRUN-ENI-OKANLA-MERIN-(91=11) |
24 AJÉ MERINLÁ-(24=4) | 92 ADONRUN-MEJÍ-OKANLA-MERIN-(92=11) |
25 OXÉ XALUNGA OBARÁ | 93 ADONRUN-META-MEJÍLA-MERIN -(93=93) |
26 OBARÁ MEJÍ - (26=5) | 94 ADONRUN-EKERIN-EUE-MERIN-(94=93) |
27 OKÔNRON MEJÍ -(27=6) | 95 ADONRUN-EKERUN-EJÍLA-MERIN-(95=12) |
28 OBARÁ KÉ-(28=6) | 96 ADONRUN-EKEFÁ-EJÉ-MERIN-(96=12) |
29 OUTUBÉ KÔNTAN -(29=7) | 97 ADONRUN-MEJE-ETALA-MERIN (97=13) |
30 ODI-KASSAN -(30=7) | 98 ADONRUN-EKEJO-ETALA-MERIN-(98=13) |
31 AWORI-MEJÍ -(31=8) | 99 ADONRUN-EKESAN-METALA-MERIN-(99=13) |
32 EJOIKU OLUWÁ-MEJÍ-(32=8) | 100 OGORUN-ETALA-METALA (100=13) |
33 OSATURA-BESSÁ OBARAXÉ(33=9) | 101 OGORUN-EKINI-EKERINLA-MERIN-(101=14) |
34 EJÍLÁ OTUN -(34=9) | 102 OGORUN-EKEJÍ-EKERINLA-MERIN(102=14) |
35 OFÚ-SAKPATÁ -(35=10) | 103 OGORUN-EKETA-EKERINLA-MERIN-(103=14) |
36 OSSÁ-MEJÍ -(36=10) | 104 OGORUN-EKERIN-EKERINLA-MERIN-(104=14) |
37 OLOGBÓN-MEJÍ -(37=11) | 105 OGORUN-EKERUN-MEDOGÚN-MERIN-(105=15) |
38 BEOFUN -(38=11) | 106 OGORUN-EKEFA-MEDOGÚN-MERIN -(106=15) |
39 OULASAN-OULAXÉ MEJÍ (39) | 107 OGORUN-EKEJE-MEDOGÚN-MERIN -(107=45) |
40 ORETÉ-MEJÍ -(40=12) | 108 OGORUN-EKEJO-MEDOGÚN-MERIN -(108=46) |
41 OTURÁ-MEJÍ -(41=13) | 109 OGORUN-EKESAN-EKERINDILOGÚN-(109=16) |
42 ETALÁ-MEJÍ -(42=13) | 110 OGORUN-EKEWA-OLO-EKERINDILOGÚN-(110) |
43 OSSÉ-MEJÍ -(43=14) | 111 OGORUN-OKÔKANLA-OLO-ERINDILOGU-(111) |
44 OBÉ-JOKÔ -> IKÁ (44) | 112 OGORUN-EKEJÍLA-OLO-ERINDILOGÚN-(112) |
45 ORANGÚN-MEJÍ (45=15) | 113 OKANKAN-ENI-ODIN-EKEJO-(113=17) |
46 ORÉ-MEJÍ (46=15) | 114 MEJÍ-MEJÍ-OKARAN-EKEJO-(114=1) |
47 ORIGBÁ-MEJÍ (47=16) | 115 META-META-OWARIN-EKEJO-(115=1) |
48 EKÁ-MEJÍ (48=16) | 116 MERIN-MERIN-OTUBI-EKEJO-(116=1 |
49 OWARIN-MERIN (49=1) | 117 MARUN-MARUN-OKÔRINÁ-EKEJO-(117=1) |
50 ODIN-MERIN (50=1) | 118 MEFA-MEFA-OBORINÁ-EKEJO-(118=1) |
51 OKARAN-MERIN (51=1) | 119 MEJE-MEJE-OTA-ORIXÁ-EKEJO-(119=1) |
52 OTUBI-MERIN (52=1) | 120 MEJO-MEJO-OLUABI-EKEJO-(120=1) |
53 OYEKÚ-MERIN (53=2) | 121 MESAN-MESAN-DJEDJE-EKEJO-(121=19) |
54 EJÍOKÔ-MERIN (54=2) | 122 MEWA-MEWA-SHIGUIDI-EKEJO-(122=2) |
55 OUDON-MERILÁ-MERIN (55=2) | 123 MOKANLA-MOKANLA-ABIKÚ-EKEJO-(123=19) |
56 TOSSÁ-EJÍ-MERIN (56=2) | 124 MEJÍLA-MEJÍLA-IRUN MALÉ-EKEJO-(124=2) |
57 IWORI-MERIN (57=ONI=3) | 125 METALA-METALA-TOHOSSU-EKEJO (125=2) |
58 OGÚN-DA-MEJÍ-MERIN (58=3) | 126 MERINLA-MERINLA-IBIEMI-EKEJO (126=2) |
59 OGÚN-DÁ-MERIN -(59=3) | 127 MEDOGÚN-MEDOGÚN-TOSSÁRI-EKEJO(127=2) |
60 OGÚN-DA-MASSÁ-MERIN -(60=3) | 128 MERINDILOGÚN-IBYINKA-EKEJO- (128=2) |
61 OSSÁ-MERIN -(61=4) | 129 METADILOGÚN-GÚLACAIE-EKEJO (129=3) |
62 AJÉ-MERILÁ-MERIN -(62=4) | 130 MEJÍDILOGÚN-OXIN IMOLÉ-EKEJO(130=3) |
63 LOBOMALÉ- MERIN -(63=4) | 131 MOKANDILOGÚN-OGAGÚN-EKEJO -(131=3) |
64 EJÍLÁ- MERIN -(64=4) | 132 OGOGÚN-ONIRÉ-EKEJO- (132=3) |
65 OBARÁ-MERIN - (65=25) | 133 EKETA-ORITÁ METÁ-EKEJO-(133=3) |
66 OTURÁ-MERIN - (66=5) | 134 EKERIN-AKIRUN-EKEJO - (134=3) |
67 OXETURÁ MERIN -(67=25) | 135 EKERUN-ALARÁ-EKEJO -(135=3) |
68 MARUN-MERIN -(68=5) | 136 EKEFE-ELEMOLÁ-EKEJO -(136=3) |
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